Apenas uma convenção… sim, é apenas uma convenção, como tantas outras, esta forma de medir o tempo. Mas medir o tempo é importante, e é necessário, por isso é perfeitamente natural que se use para esse efeito, como uma das unidades base, o tempo que a Terra demora a completar uma volta em torno do Sol. Apesar de a noção de Ano ser muito anterior à descoberta do movimento de translação da Terra em torno do Sol, a verdade é que os vários calendários criados pelo homem quase sempre se basearam no ciclo repetitivo das estações e, consequentemente, estão associados a esse movimento.
Esta definição, aparentemente simples, implicou, no entanto, várias dificuldades desde os primeiros calendários até ao Calendário Gregoriano que utilizamos actualmente. Estas dificuldades resultaram do facto de o tempo necessário para a Terra percorrer uma órbita completa em torno do Sol não se poder medir num número inteiro de dias. Mais concretamente, o Ano Tropical tem uma duração de 365,24218967 dias, ou 365 dias 5 horas 48 minutos e um pouco mais de 45 segundos. Este facto levou à necessidade da introdução de anos bissextos como forma de compensar a diferença.
No entanto, apesar destas correcções, e devido ao facto de o período orbital da Terra não ser constante, existe a necessidade de, ocasionalmente, introduzir correcções adicionais. Nesse sentido o ano de 2008 terá um segundo adicional, acrescentado nos instantes finais que antecedem a passagem para 2009. Por isso quando fizerem a contagem decrescente de despedida de 2008 e boas vindas de 2009, não se esqueçam de contar da seguinte forma: dez, nove, oito, sete, seis, cinco, quatro, três, dois, um, um, ZERO!
Já agora, seguindo as convenções do Calendário Gregoriano, o Cantinho dos Devaneios faz hoje exactamente um ano, o que, tendo sido 2008 um ano bissexto, equivale a 366 dias. Não que isso tenha alguma especial importância, apenas a consequência de uma convenção…
15 comentários:
Então muitos e muitos parabéns.
Um grande abraço para ti.
Parabéns, mas sobretudo, muito obrigada por teres este blog.
Quanto às convenções, são engraçadas! O diabo do cientista que projectou o calendário gregoriano tinha uma cabecinha espectacular! Os anteriores a ele também, mas este acabou por ser o mais exacto, à custa dos anteriores, claro, mas isso agora não interessa...
O papa em vigor, naquela altura, é que podia ter um nome menos gargarejante, mas é a ordem natural das coisas: primeiro o juliano (sopa?) e depois, depois chama-se o gregório...
já?
parece que foi ontem
parabéns e que continues a gostar de escrever
Venho desejar um Feliz Natal, cheiínho de prendinhas e um Excelente 2009, replecto de carinho, boa disposição e sucesso!
Beijinhos de Boas Festas
Lyra
;O))))))
Que tenhas um grande grande 2009...
Um Xi enorme para ti.
Um Excelente 2009!
Abraço
São atrasados, mas são sentidos: parabéns pelos primeiros 365 dias do resto da vida dos devaneios. E um abraço.
Desejo-lhe
também um
BOM ANO de 2009
Um abraço
Ola meu querido amigo!
Desejo a voce um Ano Novo Maravilhoso, cheio de alegrias, de paz, de alegrias, moooooooooita saude!
Parabens pelo aniversario do seu Blog.
Vou linka-lo ao meu, viu?
Um beijo
MARY
Não me lembrei disso!
Tinha um copo de visque na mão...
Um abraço
obrigado pela força. Abraço
Parabéns então! Gosto muito dos teus textos e, especialmente, da forma como os escreves, mas isso já o sabes.
Tenho pena que sejas mais rápido a escrever os teus textos que eu a lê-los; estou a perder a corrida, mas hei-de apanhar-te eheh
Abraço!
Postar um comentário